Páginas

sábado, 16 de janeiro de 2010

Deus e o Haiti




Após algumas declarações que coloco a seguir, formulo a seguinte pergunta:

"Tem Deus responsabilidade sobre o que ocorreu no Haiti, seria castigo de Deus?"

Algumas declarações:

"Os haitianos estavam sob o jugo da França [...]. Eles se uniram e fizeram um pacto com o diabo. Disseram: 'Serviremos a ti caso nos liberte da França'", pastor americano Pat Robertson, dono do canal Christian Broadcasting Network, porém no site declara que a imprensa agiu de má fé, que o pastor contou a história do Haiti e nunca disse que o terremoto seria culpa dos habitantes, nem muito menos obra de Deus. Leia aqui.

"Acho que de, tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo... O africano em si tem maldição", cônsul geral do Haiti em São Paulo, George Samuel Antoine.

"Sabe-se que o país foi colocado debaixo de maldição quando um presidente, ao assumir o poder, declarou que o vodu seria a religião oficial do país e que assim o Haiti serviria aos demônios." - Site da Igreja do Evangelho Quadrangular, leia aqui, não fala especificamente do terremoto, mas pede orações para libertar o país dessa maldição.

"Será que assim como aconteceu em New Orleans aconteceu também no Haiti? Será a resposta de Deus aos ritos vudus muito comuns nestas duas regiões?" - Comentários que ouvi.

4 comentários:

Rodrigo Vasconcelos disse...

A calamidade Haitiana é resultado da catástrofe geológica adicionada à pobreza da nação. Antes de Satanás, culpemos os homens. Tanto os moradores do Haiti quanto seus governantes jamais se preocuparam em construirem habitações que resistissem aos tremores. A sociedade haitiana é cópia da brasileira, com seus vícios, corrupções e não-sei-o-que-mais.

Cristiane Amâncio disse...

E como fica o livre arbítrio das pessoas? Elas escolhem. Escolhem não entre Deus e o diabo de forma maniqueísta, mas entre a vaidade e a solidariedade. Entre o eu e o nós... é aí que estão as escolhas humanas e onde Deus, apenas observa o caminho que os homens escolheram. A culpa não é do Diabo e a glória não é divina apenas... Deus é como os pais...ensina, se os filhos seguem seus ensinamentos está ótimo, caso contrário,o que os pais fazem???? Não podemos ser maus filhos e dizer que tudo foi desígnio divino ou pacto com o diabo. É muito cômodo colocar a culpa sempre nos outros. Temos sim um papel singular e essencial nesse mundo!

Ricardo Vasconcelos disse...

Acabou de morrer um cristão, muito fiel a Deus! É culpa de quem? De Deus, do Diabo, dos homens? É o desígnio da vida. A Diferença entre servir a Deus ou ao Diabo está depois da morte. Quem morre sem Deus, sofrerá eternamente. Quem morre com Deus, descansará. É tão difícil entender isto?
Beijos!

Deus é minha força disse...

É triste ver um ser seja ele de qual origem for sofrer.Quando vejo o olhar de sofrimento do povo Haitiano também percebo sua ignorância, vejo como são agarrados as suas raízes como tantos nessa terra. No coração do homem só Deus pode penetrar, o pastor da minha igreja me fez refletir quando ele disse que Deus não abençoa as pessoas porque elas merecem e sim porque ele as escolhe. Não posso julgar os critérios de Deus.
Mas a palavra de Deus diz que tudo é feito por sua vontade.Penso na história de Ló e na cidade de Sodoma e Gomora quando Deus diz que não destruiria aquela cidade se tivesse pelo menos um justo. Penso na cidade de Nínive naquele povo tão perverso que estava condenado, mas ao aceitar a mensagem do evangelho foram poupados da destruição. Penso em qual situação o povo Haitiano se encaixa nessas histórias, talvez em nenhuma pois cada um tem a sua história. Penso que nós povo de Deus realmente temos que tomar a postura de verdadeiros cristãos, Jesus está voltando, os sinais estão ai e nos estamos como que sedados aceitando tudo que nos injetam, deixando que o nada a ver tome conta de nossa opinião, as pessoas estão morrendo sem Salvação no mundo todo, e as vezes escolhemos para quem falar do amor de Deus, penso que não cabe a nós fazer a seleção de quem deve ou não ser salvo ou julgar a situação de sofrimento das pessoas.Achei interessante quando vi uma reportagem sobre o Haiti onde mostrou uma igreja toda destruída e só um monumento de Jesus pendurado numa cruz intacto. Ali eu vi a mensagem de Salvação, tão bom seria se as pessoas percebessem isso que só Jesus Cristo Salva e em nenhum outro a Salvação.